Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“A guerra das tarifas é sintoma de um império em colapso”, diz Pepe Escobar

Em visita a Xangai, jornalista relata mobilização chinesa diante da escalada de hostilidade liderada por Trump.

247 – Em vídeo publicado em seu canal programa Pepe Café, o analista geopolítico Pepe Escobar relatou sua imersão em Xangai durante uma semana marcada por encontros com pensadores, jornalistas e estudantes chineses. O pano de fundo de sua viagem é a nova ofensiva tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, em seu segundo mandato, ampliou as restrições comerciais contra a China.

De acordo com Escobar, o sentimento predominante em Xangai é de união e resistência. “Todos com quem conversei — acadêmicos, diplomatas, empresários — têm clareza de que o ataque de Trump é um ataque à nação chinesa. E a resposta é uma frente unida, como nas grandes fases da história do país”, disse.

Um dos momentos mais marcantes da viagem foi o seminário na Universidade de Fudan, uma das mais prestigiadas da China. Lá, Escobar participou de um debate com o professor Zhang Weiwei, teórico do conceito de “Estado-civilização”. A plateia era composta por estudantes de doutorado, que, segundo o jornalista, demonstraram grande engajamento e consciência geopolítica. “Logo no início, eu disse: ‘Quero perguntas de vocês, estou aqui para aprender.’ E fui bombardeado com questionamentos inteligentes sobre inteligência artificial, relações internacionais, arte e resistência civilizacional”, relatou.

Outro ponto alto foi a visita à redação do Guancha, uma das principais plataformas digitais chinesas. Escobar descreve a mídia alternativa chinesa como altamente eficiente, diversificada e informada sobre o cenário internacional. “Eles acompanham podcasts americanos traduzidos com inteligência artificial. Sabem quem são os assessores de Trump, conhecem os bastidores da guerra tarifária e sabem que o objetivo é enfraquecer a China”, afirmou.

Para o analista, a guerra econômica dos EUA é, na verdade, uma ofensiva desesperada. “Um dos meus interlocutores disse que se os Estados Unidos já eram um tigre de papel nos anos 1960, hoje são ainda mais. A guerra das tarifas é um sintoma de um império em colapso.”

Escobar conclui sua análise destacando o contraste entre o “capitalismo produtivo com mão do Estado forte” da China e o modelo americano centrado na especulação financeira. “É disso que se trata: capitalismo produtivo contra FIRE — financialização, securitização, especulação imobiliária. A China representa uma alternativa concreta, com base tecnológica, planejamento de longo prazo e apoio do Sul Global.”

Foto: Brasil247

FONTE: https://www.brasil247.com/entrevistas/a-guerra-das-tarifas-e-sintoma-de-um-imperio-em-colapso-diz-pepe-escobar