Presidente russo, Putin criticou as sanções ilegítimas após a reunião com o presidente iraniano, Pezeshkian, em Moscou.
247 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, realizaram uma reunião em Moscou nesta sexta-feira (17) antes da assinatura de um tratado de parceria estratégica que prevê uma cooperação mais estreita na área militar, informou a Reuters. O pacto também impulsionará ainda mais as relações econômicas e energéticas entre os países.
O acordo foi firmado após o encontro. Os presidentes participaram de uma coletiva.
Em sua primeira visita ao Kremlin desde que assumiu a presidência em julho passado, Pezeshkian anunciou que os dois líderes concluirão um acordo para a construção de uma usina nuclear no Irã com ajuda russa.
O tratado de parceria Rússia-Irã tem objetivo criar condições para desenvolvimento estável e sustentável, disse Putin em declarações citadas posteriormente pela mídia russa.
Putin disse que a questão energética é um ponto importante das relações bilaterais entre a Rússia e o Irã. O presidente russo também afirmou que Rússia e Irã seguem um rumo independente no cenário mundial e resistem à pressão externa e à prática de sanções ilegítimas.
O acordo de cooperação estratégica que a Rússia e o Irã não inclui uma cláusula de defesa mútua, mas aborda a cooperação em defesa e segurança.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou à televisão iraniana que, embora o pacto aborde a cooperação em defesa e segurança, “este é um tratado completo e abrangente, não focado em um propósito específico, como uma aliança militar”.
https://x.com/upholdreality/status/1880263303882227978
Moscou e Teerã afirmam seus laços não são dirigidos contra outras nações, mas o novo acordo preocupa autoridades ocidentais. Moscou tem utilizado drones iranianos na guerra na Ucrânia, apoiada pelos países ocidentais.
A Rússia já forneceu sistemas de defesa aérea S-300 ao Irã e há relatos na mídia iraniana sobre o interesse em adquirir sistemas mais avançados, como o S-400, além de caças russos de última geração.
Antes da reunião com Putin, Pezeshkian manteve conversas com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, e está acompanhado em Moscou pelo ministro do Petróleo iraniano.
Putin e Pezeshkian já haviam se encontrado em outubro durante a Cúpula do BRICS na cidade russa de Kazan e em um fórum cultural no Turcomenistão no mesmo mês. (Com agências).
FOTO: TASS
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/acordo-abrangente-entre-russia-e-ira-impulsiona-relacoes-militares