Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Alexandre de Moraes bloqueia recursos financeiros da Starlink, de Elon Musk, no Brasil

Ministro do STF tomou a decisão em decorrência de multas aplicadas – e não quitadas – ao X, outra empresa de Musk.

247 – A ausência de um representante legal da rede X, antigo Twitter, no Brasil, levou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a ordenar o bloqueio dos recursos financeiros da empresa Starlink Holding, que também pertence ao bilionário Elon Musk, informa o jornalista Valdo Cruz em sua coluna no g1.

Na semana passada, Moraes reconheceu a existência de um “grupo econômico de fato” liderado por Musk e, em 18 de agosto, determinou o bloqueio de todos os valores desse grupo no Brasil. O objetivo é garantir o pagamento das multas impostas pela Justiça brasileira à rede X.

A Starlink opera no Brasil fornecendo serviços de internet via satélite, especialmente na região norte. Conforme a reportagem, todos os dirigentes da Starlink no Brasil foram notificados e intimados a responder também pelos valores devidos à Justiça pela rede X.

Elon Musk optou por fechar o escritório do X no Brasil após discordar das multas aplicadas pelo STF e das ordens de remoção de perfis e conteúdos da rede social que violam o Estado Democrático de Direito, disseminam fake news e discurso de ódio, além de descumprirem a legislação brasileira.

Alexandre de Moraes determinou que Elon Musk deve indicar um representante legal do X no Brasil até a noite desta quinta-feira (29), sob pena de suspensão das atividades da plataforma no país. A ordem do magistrado faz menção à disposição prevista no Marco Civil da Internet em que diz ser cabível a suspensão temporária das atividades daqueles que, entre outros atos, não respeitarem a legislação brasileira e o sigilo das comunicações privadas e dos registros.

IMAGEM: LOGOMARCA DA STARLINK

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/alexandre-de-moraes-bloqueia-recursos-financeiros-da-starlink-de-elon-musk-no-brasil