Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Bancada da Bala se mobiliza contra PEC da Segurança do governo Lula

Estratégia dos parlamentares inclui a realização de audiências públicas e novas convocações do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

247 – Após a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos governadores nesta quinta-feira (31), membros da chamada “bancada da bala” intensificam os esforços para barrar o avanço da iniciativa. Segundo a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, representantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública confirmaram que, na próxima semana, se reunirão com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a proposta.

A estratégia dos parlamentares inclui a realização de audiências públicas e novas convocações do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para esclarecer os detalhes da PEC. O deputado bolsonarista Alberto Fraga (PL-DF), presidente da frente, expressou seu descontentamento com o que qualificou de falta de diálogo do governo com a bancada. “Apesar de ter se reunido com governadores, o governo ainda não quis ouvir a opinião da bancada da bala sobre a PEC”, afirmou Fraga.

O parlamentar, que se opõe a todos os aspectos da proposta, argumenta que a PEC fortalece a União em detrimento da autonomia dos estados, classificando-a como um “golpe federativo nas entrelinhas”. “Essa PEC, que já nasceu morta, toma para si a política nacional e a coordenação. A PEC é ruim”, disse Fraga à coluna.

Entretanto, ele reconheceu que nem todos os membros da bancada compartilham da mesma visão. A frente é composta por cerca de 250 parlamentares, entre deputados federais e senadores, e o principal ponto de divergência gira em torno do aumento das competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que são vinculadas à União.

O deputado Sanderson (PL-RS) manifestou preocupação sobre a intenção do governo de “empoderar as polícias federais, a seu rigoroso comando e subordinação, ao ponto de fazer as demais forças policiais prescindíveis à população brasileira”.

Foto: Divulgação/PF

FONTE: https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/bancada-da-bala-se-mobiliza-contra-pec-da-seguranca-do-governo-lula