Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Como a Rússia e a China dominam a corrida global de computadores quânticos

Um protótipo de computador quântico de 50 qubits baseado em átomos neutros de rubídio foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Moscou e do Centro Quântico da Rússia. O que o torna tão especial?

O novo computador quântico é baseado em átomos frios, que é um método que envolve a captura de átomos individuais para serem manipulados com raios laser. Este método permite a manipulação precisa de estados quânticos, com os átomos sendo resfriados e controlados por lasers.

Ao contrário dos computadores quânticos ocidentais baseados em supercondutores, o dispositivo russo possui maior estabilidade, tem menores taxas de erro e é mais eficiente em termos de energia.

Este avanço tecnológico marca um salto significativo do computador quântico de 20 qubits que a Rússia revelou no início de 2024 e do computador quântico de 16 qubits que foi apresentado ao presidente Vladimir Putin em 2023.

O que a China tem feito?

Jiuzhiang, um computador quântico de 76 qubits desenvolvido por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, tornou-se o primeiro computador quântico fotônico a atingir a supremacia quântica.

O computador quântico Zuchongzhi 3.0, também desenvolvido na China, possui 105 qubits, enquanto seu antecessor Zuchingzhi 2.0 tinha apenas 66 qubits.

Outro computador quântico chinês, o Origin Wukong de 72 qubits, atingiu recentemente um marco importante ao receber mais de 20 milhões de visitas remotas de mais de 100 países e regiões.

Como os computadores quânticos ocidentais se comparam?

As potências ocidentais têm suas próprias conquistas no campo da computação quântica, que incluem o processador quântico Sycamore de 53 qubits baseado em supercondutores feito pelo Google, o Quantum System One de 27 qubits desenvolvido pela IBM Research (primeiro computador quântico comercial) e o processador quântico Condor de 1.121 qubits também feito pela IBM.
Rússia e China, no entanto, estão se esforçando para superar os computadores quânticos ocidentais desenvolvendo sistemas mais sofisticados e eficientes, menos propensos a cometer erros..

FOTO: CC0

FONTE: https://noticiabrasil.net.br/20250216/como-a-russia-e-a-china-dominam-a-corrida-global-de-computadores-quanticos-38547255.html