Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Em reunião com Dilma na Cúpula do BRICS, Putin sugere abandono do dólar para reduzir ‘riscos políticos externos’

Presidente russo defendeu a importância de reduzir a dependência do dólar e aumentar a autonomia financeira dos países em desenvolvimento.

247 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou a necessidade de expandir o comércio utilizando moedas nacionais como estratégia para minimizar os “riscos políticos externos”. A declaração ocorreu durante uma reunião com a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD – Banco do BRICS), Dilma Rousseff, que manifestou apoio à proposta.

“Um aumento dos pagamentos em moedas nacionais torna possível minimizar os riscos políticos externos”, afirmou Putin, de acordo com o jornal O Globo, citando a AFP. A reunião contou ainda com a participação da presidente do Banco Central Russo, Elvira Nabiulina, e do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov

Desde o início da invasão da Ucrânia em 2022, a Rússia tem enfrentado severas sanções ocidentais, especialmente de natureza financeira. Nesse cenário, Putin frequentemente defende a redução da dependência da economia russa em relação ao dólar, que Moscou classifica como uma moeda “tóxica”. Para Putin, a criação de um sistema internacional de pagamentos poderia fornecer uma alternativa ao sistema Swift, do qual a maioria dos bancos russos foi excluída devido às sanções.

Durante a reunião, Dilma Rousseff também enfatizou a urgência de aumentar o comércio em moedas nacionais e que, atualmente, os países do Sul Global enfrentam grandes desafios para conseguir financiamento. “No momento, os países do Sul Global têm uma grande necessidade de financiamento, mas as condições para obtê-lo são muito complicadas”, disse.

A criação do NBD, que serve como uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, duas instituições consideradas controladas por potências ocidentais, representa um passo na busca por maior autonomia financeira para as nações em desenvolvimento.

Foto: Vladimir Smirnov/TASS

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/em-reuniao-com-dilma-na-cupula-do-brics-putin-sugere-abandono-do-dolar-para-reduzir-riscos-politicos-externos