Quem vai vencer o duelo do século: China ou Estados Unidos?
Neste episódio especial do Market Makers, Paulo Gala e Tony Volpon se enfrentam em um debate de altíssimo nível sobre o embate mais decisivo da economia mundial. Em meio à nova Guerra Fria, o episódio mergulha nas raízes da ascensão chinesa, as fragilidades da economia americana, a escalada tarifária de Trump, e os desafios do modelo econômico chinês — passando pela dominância do dólar, a dívida pública dos EUA, e até o papel do soft power.
Paulo Gala defende que estamos entrando no “século chinês”, com dados impressionantes de produção industrial e avanço tecnológico, enquanto Tony Volpon expõe os desequilíbrios internos da China: queda de produtividade, excesso de endividamento e a famosa armadilha da renda média. Ao longo da conversa, os dois economistas debatem ainda a reindustrialização dos EUA, o impacto geopolítico de Trump e a dificuldade da China em expandir sua influência cultural no mundo.
No fim, respondemos: estamos diante de uma transição de poder global? Ou a hegemonia americana, apesar de combalida, ainda tem fôlego para resistir?
Você acredita que a China conseguirá superar os EUA como potência hegemônica mundial?
ASSISTA AO VIDEO AQUI: