Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Governo Lula prepara plano de reação para recuperar popularidade

Planalto estuda pacote de medidas para reduzir a inflação e aumentar o crédito, além de uma ofensiva nas redes sociais contra ataques da oposição.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um plano de reação diante da queda na popularidade do governo registrada em pesquisas nas últimas semanas. O Planalto prepara um pacote de anúncios que envolvem medidas sociais para contornar a inflação e uma ofensiva nas redes sociais contra os ataques da oposição. As informações são do jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil.

A ideia do governo é recuperar a popularidade do eleitorado que deixou de avaliar a gestão de Lula como ótima ou boa. Segundo os últimos levantamentos, a queda também ocorreu entre eleitores de baixa renda no Norte e no Nordeste, tradicional base de apoio do presidente.

Integrantes do governo já trabalham no desenvolvimento de políticas públicas para diminuir o preço dos alimentos, remédios e materiais de construção. Além disso, programas devem oferecer linhas de crédito mais baratas para microempreendedores, em um esforço para superar a alta da taxa de juros.

Na comunicação, a estratégia envolve colocar a equipe ministerial mais em evidência para defender o presidente, principalmente os ministros de centro. A ideia é tentar “furar a bolha” petista e fazer com que as políticas públicas cheguem também ao eleitorado moderado, que não segue perfis de esquerda.

Para as redes sociais, influenciadores progressistas devem produzir conteúdos em defesa do governo federal. Lula deve receber esses influenciadores no Palácio do Planalto para a produção de conteúdos em conjunto, defendendo medidas como o aumento da gratuidade do Farmácia Popular e o controle da tarifa de importação.

Caravanas – Lula também tem sido aconselhado a retomar as chamadas “caravanas da cidadania”, realizadas por ele nos anos 90. Viagens pelo interior do país ajudariam a popularizar a imagem do presidente e ganhar apoio junto ao eleitorado de baixa renda.

Nessas caravanas, Lula seria acompanhado de lideranças locais, tanto de esquerda, como de centro. Foi o que ocorreu na viagem do presidente a Macapá, quando foi acompanhado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Foto: Ricardo Stuckert/PR

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/governo-lula-prepara-plano-de-reacao-para-recuperar-popularidade