Grupos armados ao redor do Oriente Médio dispararam mísseis contra Israel em resposta ao assassinato do líder supremo do Hezbollah.
247 – Militantes do movimento xiita Ansar Allah, conhecidos como Houthis, que governam o norte do Iêmen, afirmaram neste sábado (28) ter atacado o aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, com um míssil Palestine-2 enquanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, retornava a Israel vindo dos Estados Unidos.
“A Força Aérea do Iêmen atacou o Aeroporto Ben Gurion (Tel Aviv) com um míssil balístico hipersônico Palestine-2 durante a chegada do primeiro-ministro da entidade inimiga, Benjamin Netanyahu”, disse o porta-voz militar houthi Yahya Saria à emissora Al-Masirah.
Mais cedo, neste sábado (28), ao comentar o assassinato do líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, por Israel, o líder do Ansar Allah afirmou que as esperanças dos judeus foram destruídas após o assassinato do mártir palestino Ismail Haniyeh, antigo chefe do Hamas, e que suas esperanças também seriam destruídas após a morte de Nasrallah. Ele acrescentou que os frontes de apoio “continuarão e crescerão, apesar dos esforços do inimigo israelense, e não abandonaremos os queridos povos do Líbano e da Palestina”.
O primeiro-ministro israelense chegou ao país vindo da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos, após o exército israelense ter matado o líder do Hezbollah, Nasrallah, em um ataque a Beirute.
Mais cedo, grupos armados xiitas iraquianos dentro da Resistência Islâmica Iraquiana reivindicaram um ataque com drones a um alvo em Eilat, no sul de Israel, informou a agência Sputnik. Além disso, grupos armados xiitas iraquianos relataram ter atingido Tel Aviv usando um drone.
“Continuando a resistência à ocupação e em apoio ao nosso povo na Palestina e no Líbano, e em resposta aos massacres cometidos pela entidade usurpadora contra a população civil, incluindo crianças, mulheres e idosos, combatentes da ‘Resistência Islâmica Iraquiana’ atacaram um alvo vital em Umm al-Rashrash (Eilat) em nossos territórios ocupados usando drones, no sábado, 28 de setembro de 2024”, disseram em um comunicado no canal da Resistência Islâmica no Telegram.
FOTO: SPUTNIK
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/houthis-lancam-ataque-ao-aeroporto-de-tel-aviv-durante-retorno-de-netanyahu