Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

O imperialismo produz seu dilúvio

“Lula e Dilma foram capazes de impor garantias mínimas diante de uma burguesia de origem escravocrata e presente liberticida”, escreve Paulo Moreira Leite.

Num esforço necessário para encarar o futuro sem receios, brasileiras e brasileiros têm se mobilizado para impedir a ameaça de retorno ao passado de governos conservadores, para não falar em aventuras golpistas e guerras selvagens frequentes e ameaçadoras.

À frente de um governo de perfil democrático, raridade na América do Sul e mesmo na cena mundial, com inédita aprovação popular e números que poucos países podem exibir no ambiente de beira de abismo de nossos dias, Lula governa um país com as contradições e problemas que todos conhecem.

Cumprindo um terceiro mandato, assumiu o leme da oitava economia do planeta num momento de crise aguda da ordem mundial, em processo selvagem de destruição e desmanche.

Num movimento infame e implacável, países imperialistas desenvolvem programas reacionários destinados a recolonizar as nações menos desenvolvidas, deixando menos do que migalhas para povos e países que abrigam a maior parte da população do planeta.

Apoiados em seu poder de mobilização popular, a serviço de um projeto conhecido e aprovado de crescimento econômico e distribuição de renda, ao longo das últimas décadas Lula e Dilma foram capazes de impor garantias mínimas diante de uma burguesia de origem escravocrata e presente liberticida, aliada dos impérios mundiais desde o tempo em que se caçava ouro e mão de obra barata na África e nas florestas da América do Sul.

Num período de desmoronamento e corrupção das democracias do mundo inteiro, em regimes que chegaram a ser glorificados como o ápice da civilização mundial antes de serem reconhecidos como sintomas inequívocos de barbárie e ameaça global.

Diante de um governo que assumiu o protagonismo de projetos econômicos e sociais há muito aguardados pela maioria da população, e uma burguesia de passado escravocrata e ideologia liberticida, não há outra saída além de sustentar as forças que se dispõem a enfrentar um dilúvio da ordem capitalista que ameaça o conjunto da humanidade.

Não há alternativa fora da resistência.

Alguma dúvida?

Foto: Ricardo Stuckert/PR

FONTE: https://www.brasil247.com/blog/o-imperialismo-produz-seu-diluvio