Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

O que se sabe sobre o novo míssil ‘hipersônico’ do Iêmen que fez uma estreia explosiva no mar Arábico?

O míssil Hadim 2, ou Hatem 2, foi supostamente usado para atacar o navio israelense MSC Sarah V no mar Arábico, já que os houthis prometeram atacar esses navios em solidariedade aos palestinos em Gaza.

Um vídeo que supostamente mostra o lançamento do míssil foi divulgado pelos houthis mais cedo nesta semana. Atualmente, pouco se sabe sobre o Hadim 2, além do fato de ser um míssil balístico de combustível sólido ostensivamente fabricado no Iêmen.

Se o Hadim 2 for realmente uma arma hipersônica, como alegam os houthis, isso significa que o Iêmen se juntou à Rússia, à China, à Coreia do Norte e ao Irã em um clube exclusivo de países que possuem mísseis hipersônicos funcionais — um clube no qual os Estados Unidos ainda não entraram.

Isso também não será um bom presságio para os navios das empresas comerciais que fornecem mercadorias para Israel ou para as forças navais lideradas pelos EUA que tentam impedir esses ataques, porque os mísseis hipersônicos são extremamente difíceis de interceptar e os houthis poderão desferir golpes ainda mais prejudiciais.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram e tenha acesso a temas não abordados pela grande mídia brasileira

ASSISTA AQUI: