Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Presidente da Sérvia acusa manifestantes contra mineração de lítio de estarem envolvidos em ‘guerra híbrida’

Os protestos têm sido especialmente intensos em Belgrado e em regiões do oeste do país.

247 – O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic,acusou neste domingo (11) os manifestantes que se opõem aos projetos de mineração de lítio no país de participarem de uma campanha de “guerra híbrida” contra o governo sérvio. Os protestos, que têm sido especialmente intensos em Belgrado e em regiões do oeste do país, foram descritos pelo ministro do Interior, Ivica Dacic, como parte de uma estratégia ocidental para desestabilizar o governo.

O governo sérvio disse que foi alertado por serviços de inteligência russos sobre a possibilidade de distúrbios em massa, que poderiam culminar em uma tentativa de golpe apoiada por nações ocidentais. Essa acusação vem em meio à retomada de um controverso projeto de mineração de lítio na região do rio Jadar, onde foram descobertos depósitos significativos de jadarita em 2004. Estima-se que a área contenha até 10% das reservas exploradas de lítio do mundo.

O projeto de mineração foi suspenso em 2022 devido a preocupações ambientais, mas recentemente voltou à agenda do governo, reacendendo os protestos. Os manifestantes argumentam que a exploração da substância na região causaria danos ambientais irreparáveis, ameaçando as reservas subterrâneas de água e as terras agrícolas do vale do Jadar.

Em resposta, o governo sérvio anunciou a realização de um referendo para decidir sobre o futuro do projeto de mineração. Vucic tem enfatizado os potenciais benefícios econômicos da iniciativa, incluindo a atração de um investimento estrangeiro direto de pelo menos seis bilhões de euros, especialmente da Alemanha, e um crescimento previsto de 16,4% na economia do país caso a proposta seja totalmente implementada.

A situação é ainda mais complexa devido às ambições da Sérvia de se juntar à União Europeia. O país assinou recentemente uma Carta de Intenções com representantes do bloco para desenvolver a cadeia de valor da e-mobilidade, reforçando suas esperanças de integração ao bloco europeu. No entanto, a combinação de protestos populares, questões ambientais e suspeitas de interferência ocidental cria um cenário volátil, semelhante ao que já foi observado em outros países do Leste Europeu que buscaram a adesão à UE enquanto enfrentavam pressões externas e conflitos internos. (Com informações da Associated Press).

FOTO: MEDIUM

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/presidente-da-servia-acusa-manifestantes-contra-mineracao-de-litio-de-estarem-envolvidos-em-guerra-hibrida