De acordo com o líder russo, o equipamento derrotaria qualquer sistema de defesa norte-americano.
247 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs nesta quinta-feira (19) um “duelo tecnológico” com os Estados Unidos para demonstrar a capacidade do novo míssil balístico hipersônico russo, Oreshnik. De acordo com Putin, o equipamento derrotaria qualquer sistema de defesa norte-americano.
Durante uma entrevista, o líder russo sugeriu um experimento no qual os Estados Unidos escolheriam um alvo específico para ser defendido pelos sistemas antimísseis, enquanto a Rússia realizaria um ataque com o Oreshnik. Ele ainda descreveu a proposta como “interessante” e afirmou que o país está preparado para realizar tal demonstração.
“Que eles nos proponham, e que proponham àqueles no Ocidente e nos Estados Unidos realizar algum tipo de experimento tecnológico. Digamos, uma espécie de duelo tecnológico de alta tecnologia do século XXI”, disse. “Que eles determinem algum alvo a ser atingido, por exemplo, em Kyiv, concentrem todas as suas forças de defesa aérea e antimísseis lá, e nós atacaremos lá com o Oreshnik. E veremos o que acontece. Estamos prontos para tal experimento. De qualquer forma, não o descartamos. Realizaremos tal experimento, um duelo tecnológico, e veremos o que acontece. É interessante”.
A Rússia utilizou o míssil Oreshnik em um ataque contra a cidade ucraniana de Dnipro, em 21 de novembro. A ação foi uma resposta ao uso da Ucrânia de mísseis balísticos ATACMS, fornecidos pelos Estados Unidos, e Storm Shadows, do Reino Unido.
Foto: Sputnik
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/putin-propoe-duelo-com-eua-para-testar-missil-hipersonico-oreshnik