Moscou promete “resposta tangível” após Ucrânia receber aval dos EUA para utilizar mísseis americanos de longo alcance em ataques à Rússia.
247 – A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou nesta segunda-feira (15) que, se a Ucrânia for autorizada a realizar ataques em território russo com mísseis de longo alcance, isso mudará radicalmente a essência do conflito.
“O uso de mísseis de longo alcance por Kiev para atacar nosso território significaria o envolvimento direto dos Estados Unidos e de seus satélites nas hostilidades contra a Rússia, além de uma mudança radical na natureza e no caráter do conflito. A resposta da Rússia, nesse caso, será apropriada e tangível”, disse Zakharova em um comunicado, acrescentando que Moscou não sabe se as informações sobre a autorização da Ucrânia para atacar profundamente a Rússia são baseadas em fontes oficiais. O comunicado foi citado pela Sputnik.
O Ocidente está tentando escalar a guerra híbrida ao máximo, em meio à derrota das forças armadas ucranianas no campo de batalha, disse a porta-voz, acrescentando que nenhuma “arma milagrosa” pode mudar o curso da operação militar especial.
No domingo, o The New York Times informou, citando representantes anônimos da administração dos EUA, que Biden havia autorizado pela primeira vez a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance dos EUA para atacar o território russo. Segundo as fontes, os primeiros ataques profundos em território russo provavelmente serão realizados com mísseis ATACMS. O Pentágono se recusou a comentar o assunto à Sputnik.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que tal permissão, caso a decisão tenha sido tomada e comunicada à Ucrânia, significaria uma nova rodada de tensões.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse em setembro que os países da Otan não estavam apenas discutindo o possível uso de armas ocidentais de longo alcance por Kiev, mas, essencialmente, decidindo se iriam se envolver diretamente no conflito na Ucrânia. O envolvimento direto de países ocidentais no conflito mudará sua natureza, e a Rússia será forçada a tomar decisões com base nas ameaças enfrentadas, acrescentou Putin.
FOTO: Kremlin
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/russia-alerta-para-mudanca-radical-no-conflito-se-ucrania-atacar-com-misseis-de-longo-alcance