Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Vitória da liberdade de expressão, ainda que tardia”, diz Celso Amorim sobre soltura de Assange

Assessor do presidente Lula, o ex-chanceler afirma que o jornalista prestou “serviços positivos” ao mundo ao revelar episódios secretos sobre a política norte-americana.

O assessor especial de assuntos internacionais da Presidência da República, o ex-chanceler Celso Amorim, disse que a libertação de Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, é uma “vitória da liberdade de expressão”. “É uma vitória da liberdade de expressão, ainda que tardia, com muito sofrimento. Espero que ele esteja bem de saúde”, disse Amorim à coluna da jornalista Raquel Landim, do UOL.

Na visão do ex-ministro, Assange prestou “serviços positivos” ao mundo ao revelar episódios sobre a política americana que ninguém mais sabia. Amorim também qualificou como “menor” a revelação de que funcionários do governo brasileiro foram à embaixada americana sugerir mudanças na estratégia dos Estados Unidos na negociação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). “Eu só soube disso pelo Wikileaks”, disse o diplomata.

Assange deixou a prisão no Reino Unido na noite desta segunda-feira (24), após chegar a um acordo com a Justiça dos Estados Unidos e se declarar culpado em acusações de espionagem. Ele ficou preso durante cinco anos. Assange recebeu fiança do Supremo Tribunal de Londres e foi libertado no aeroporto de Stansted durante a tarde, onde embarcou em um avião e partiu do Reino Unido.

O jornalista foi preso em dezembro de 2010 na Grã-Bretanha com um mandado europeu após o WikiLeaks divulgar uma série de documentos confidenciais dos Estados Unidos. Muitos apoiadores de Assange disseram que o site defendia a liberdade de expressão e que as tentativas de processá-lo eram um ataque ao jornalismo. A libertação de Assange sempre foi muito sensível para os Estados Unidos, já que ele revelou segredos militares considerados de segurança nacional. A negociação só foi possível porque Assange já tinha cumprido tempo de prisão equivalente a esse tipo de ofensa.

FOTO: AGENCIA BRASIL

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/vitoria-da-liberdade-de-expressao-ainda-que-tardia-diz-celso-amorim-sobre-soltura-de-assange